Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016


Intercâmbio entre APA - ATeliê de Pesquisa do Ator e 
Patuanú - Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator



Iniciando suas atividades em 2016, o APA foi o convidado para o intercâmbio com o Núcleo Patuanú, confirmando sua vocação de investigação em artes cênicas e de troca de saberes com outros núcleos de pesquisa.
Esta foi mais uma realização do Centro Cultural Sesc Paraty coadunada ao desenvolvimento artístico-cultural no que preconiza a ênfase aos processos de criação e experimentação teatral.

Formado por atores do Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Costa Rica, das áreas de teatro, dança, circo, música e performance, o Patuanú iniciou seus trabalhos em 2010 e desde então, aprofunda e difunde a Dança de Ator por meio de encontros e intercâmbios em diferentes cidades do Brasil. O Patuanú é orientado pelo ator-pesquisador Carlos Simioni  que desde 2015 com Stephane Brodt orienta pedagogicamente a pesquisa do APA.

 "Dança Pessoal é onde o ator gera energias voláteis criadas a partir de seu corpo e musculatura. Assim é possível usufruir dessa energia etérea para expansão da sua linguagem. Quando se está no palco é necessário que o corpo do ator seja ampliado para realizar a troca, a comunhão, com o público.”, segundo Carlos Simioni. 

Esse ano, o encontro anual do Patuanú – Núcleo de Pesquisa em Dança do Ator aconteceu na cidade de Paraty (RJ), com a parceria do Centro Cultural Sesc Paraty, entre os dias 23 de janeiro a 05 de fevereiro. Uma série de atividades como oficinas e espetáculos foram oferecidos à população, mas dentro da idéia da pesquisa desse núcleo, foi oportunizado um intercâmbio com as integrantes do Ateliê de Pesquisa de Ator. 
O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro no Instituto Silo Cultural.
O APA agradece pela oportunidade de dialogar pesquisas e por encontrar pares de todos os cantos do país, fortalecendo sua crença de que a pesquisa é que oferece novos caminhos que levam a reforma de conhecimento.




















Assista o teaser deste memorável encontro:

Oficinas Direções do texto à cena (com Camilo Scandolara e Adriane Gomes), Terreno Criativo (com Rodrigo Carinhana e Marcos Rangel), Princípios da Arte do Palhaço (com João Porto Dias/ Grupo Nutra Teatro)

Espetáculos: O menino mais rico do mundo (com Danilo Dal Farra/SP), El funeral (com Janko Navarro/Costa Rica), Solo-Ío (com João Porto Dias/DF)

Intervenção de Clowns

Demonstração da Pesquisa do Núcleo Patuanú

Intercâmbio com o APA - Ateliê de Pesquisa do Ator


https://youtu.be/7C8dtRcz4sU

#atelieator



Fotos: Marta Viana
Filmagens e edição de imagens; Maira Jeannyse





Um comentário: