Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2016

APA - Ateliê de Pesquisa do Ator em 2016 terá dois grupos de pesquisa!




O Centro Cultural Sesc Paraty inicia suas atividades teatrais em 2016 retomando o projeto criado e realizado nesta unidade, o APA - Ateliê de Pesquisa do Ator, núcleo de pesquisa em artes cênicas, executado em módulos contínuos desde 2014, que se apoia na alteridade de saberes para construir uma metodologia própria e inédita de formação de atores e pesquisadores. É realizado em parceria com os atores Stephane Brodt (Amok Teatro) e Carlos Simioni (Lume Teatro), notórios pesquisadores e pedagogos no campo da pesquisa teatral no Brasil e no exterior.

O encontro dos pesquisadores  Stephane Brodt e Carlos Simioni torna-se singular devido seu ineditismo - a dupla nunca havia trabalhado em um mesmo projeto, apesar do desejo em comum. A experiência de ambos, conjuntamente, soma 50 anos voltados para o teatro.













Em sua continuidade, o APA se desenvolverá em duas turmas, contemplando a partir deste ano um número maior de regiões brasileiras e atores-pesquisadores com o objetivo de multiplicar ações de investigação cênica, oportunizar o processo dialógico por meio de intercâmbios e tecnificar uma metodologia própria de trabalho do ator.






 





O APA cujo olhar de pesquisa está imbricado na busca da teatralidade seja na cena, seja nas expressões legítimas do humano, dará prosseguimento a interlocução com as tradições culturais da região da Costa Verde, onde localiza-se Paraty. 
E maio sairá em campo para pesquisa in loco sobre a tradição caiçara, participando da Festa do Divino de Paraty (RJ) e em São Luis de Paraitinga (SP)  e, possivelmente, em Cananéia (SP) a fim de buscar novas fontes de pesquisa sobre a cultura caiçara.







Em dezembro o APA vivenciará durante 20 dias a troca de experiências com um núcleo de pesquisa internacional, convidado pelo Centro Cultural Sesc Paraty, através de oficinas, apresentações de espetáculos de toda a Europa e América Latina, criação de uma intervenção de rua com todos os participantes, intervenção em comunidades tradicionais e, principalmente, o intercâmbio entre os núcleos de pesquisa do Brasil e do exterior.

Acompanhem nossa programação, participem e façam parte desta rede de pesquisa em artes cênicas!

#atelieator



Realização - Serviço Social do Comércio - Sesc

Presidente do Conselho Nacional - Antônio de Oliveira Santos

Departamento Nacional

Direção Geral - Carlos Artexes Simões
Direção Educação e Cultura - Paulo de Camargo

Centro Cultural Sesc Paraty

Gerência - Marcos Henrique da Silva Rego
Coordenação de Programação - Beatriz de O.Santos

APA - Ateliê de Pesquisa do Ator (CCSP)

Pedagogia e pesquisa (Assessoria externa) - Stephane Brodt e Carlos Simioni
Técnica de Artes Cênicas Sesc Paraty (Assessoria interna) - Maira Jeannyse
APAS - Adriana Rolim, Ana Rocha, Carolina Franco, Cláudia Ribeiro, Eros Galvão, Joana Marinho, Joana Mota Veloso, Juliana Pinheiro, Maira Jeannyse, Marcos Rangel, Mary Lacerda, Rodrigo Carinhana, Rudrigo Sagar, Sandra Alencar, Sol Miranda, Sylvia Junghahnel, Tatiana Tibúrcio, Vanessa Dias.
Fotos: Marta Viana
Filmagem: Maira Jeannyse

Nenhum comentário:

Postar um comentário