Translate

sexta-feira, 27 de março de 2015

Centro Cultural Sesc Paraty, duas companhias teatrais, um coletivo de atrizes





O Centro Cultural Sesc Paraty - CCSP realiza o projeto APA - Ateliê de Pesquisa do Ator, núcleo contínuo de investigação teatral, composto em módulos complementares que propõem ações de treinamento técnico, apoiados na metodologia da pesquisa do ator. O projeto se configura enquanto realização do Sesc, tendo coordenação da assessora técnica em artes cênicas (do CCSP) e em parceria com os grupos teatrais Amok Teatro e Lume Teatro.

Realização:



O CCSP é uma unidade executiva do Sesc Nacional voltada para as artes em todas as suas formas de manifestação, desenvolvendo ações nas linguagens de artes cênicas, cinema, música, artes visuais e literatura. A sede do CCSP localiza-se no Centro Histórico de Paraty o que torna relevante seu principal objetivo: a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico, material e imaterial da região. A unidade desenvolve uma intensa agenda programática, contemplando oficinas voltadas para a capacitação de produtores culturais, artistas e público em geral, contribuindo diretamente para a fruição e formação dos mais diversos públicos. 


(https://www.facebook.com/sescparaty?fref=ts)


O projeto:


Em 2015, o APA tem como objetivo norteador a pesquisa com caráter formativo, buscando uma metodologia própria de busca e encontro de atores. O projeto, de caráter estruturante, propõe encontros sistemáticos e mensais voltados para a formação e treinamento técnico dos atores, orientados para a prática da pesquisa. O coletivo, composto por 20 atrizes será orientado em 2015 por Stéphane Brodt (Amok Teatro/ RJ) e Carlos Simioni (Lume Teatro/ Campinas), numa parceria inédita - duas companhias que juntas acumulam 47 anos de pesquisa em artes cênicas no Brasil.


(https://www.facebook.com/groups/apasescparaty/?fref=ts)
(www.atelieator.blogspot.com.br)


Parceria pedagógica:


Amok Teatro

Desde sua fundação em 1998, o grupo tem recebido os mais importantes prêmios de teatro brasileiro e um grande reconhecimento da crítica e do público. O Amok Teatro desenvolve uma intensa atividade pedagógica, com ênfase na formação de atores e mantém em sua sede, a Casa do Amok, projetos de pesquisa, formação e intercâmbio, apoiando o trabalho de grupos e artistas de diferentes segmentos.O trabalho do Amok se caracteriza pela busca de um rigor formal e por uma intensidade que se afirma no corpo do ator, como sendo o lugar em que o teatro acontece. Criação e formação estão estreitamente relacionadas nos trabalhos do Amok. 

(fonte: http://www.amokteatro.com.br)



Lume Teatro 

(Prêmio Shell 2012) 
É um coletivo de pesquisa formado por sete atores-criadores. Ao longo de 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado 04 continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Como núcleo artístico e pedagógico vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Lume Teatro trabalha na elaboração de novas possibilidades expressivas corpóreas e vocais de atuação, redimensionando o teatro enquanto ofício e poética.

(fonte:https://www.facebook.com/lume.teatro/info?tab=page_info) 


Parceria institucional:


Instituto Silo Cultural

O Instituto Silo Cultural é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 na cidade de Paraty/RJ, por iniciativa do cantor e compositor paratiense Luís Perequê e da bailarina e coreógrafa Vanda Mota . Ambos idealizavam um espaço de valorização da cultura caiçara tradicional, adequado à educação de diferentes hábitos culturais e à livre experimentação de possibilidades e linguagens artísticas alem de intercâmbio cultural. O primeiro marco desse sonho foi a construção do “Silo Cultural Jose Kleber” cujas atividades iniciaram-se em 2002. Os anos que se seguiram a esse período inicial traduz-se num grande esforço diário para manter o funcionamento dessa estrutura e o desenvolvimento de ações, atividades e eventos na área cultural, tanto no espaço do Silo como nas comunidades do município.

(fonte: http://silocultural.blogspot.com.br/)









Nenhum comentário:

Postar um comentário