Translate

quinta-feira, 19 de março de 2015

Assim nasceu o APA!





Um desejo. Um espaço. Uma empresa. Um coletivo.

O Centro Cultural Sesc Paraty, unidade executiva do Departamento Nacional, acreditando nas potencialidades artísticos-culturais que compõem e transformam o indivíduo tornou possível a criação do projeto APA – Ateliê de Pesquisa do Ator, gestado e desenvolvido em 2014, sob a coordenação de artes cênicas da unidade Paraty e em parceria com o ator, diretor e pedagogo francês Stéphane Brodt (Grupo Amok Teatro/ RJ).

O Instituto Silo Cultural, instituição sem fins lucrativos criada em 2001, na cidade de Paraty, pelo cantor e compositor Luis Perequê e pela bailarina e coreógrafa Vanda Mota, abrigou, irrestritamente, o APA em seu potente espaço de valorização e intercâmbio cultural. Um galpão de madeira localizado às margens da BR 101, entre Rio de Janeiro e São Paulo, um espaço que une territórios.

Em 2014 o APA teve como objetivo fortalecer ações que potencializassem troca de saberes com as tradições culturais da região de Paraty, através da pesquisa teatral no recorte antropológico.  A pesquisa desenvolveu-se em duas ações concomitantes: formação e treinamento de atores e intercâmbio com a cultura caiçara. 
O ator Enrico Bonavera (Teatro Piccolo di Milano/ ITA) e o diretor e pedagogo Venício Fonseca (Grupo Teatral Moitará/ RJ)), contribuíram na pesquisa de dramaturgia do ator, por meio da linguagem  da máscara teatral.
Em 2015, o APA tem como objetivo norteador a pesquisa com caráter formativo: o aprofundamento das habilidades técnicas da cena, através da busca e do encontro de atores.

O coletivo, composto por 20 atrizes será orientado em 2015 por Stéphane Brodt (Amok Teatro/ RJ) e Carlos Simioni (Lume Teatro/ Campinas), numa parceria inédita - duas companhias que juntas acumulam 47 anos de pesquisa em artes cênicas no Brasil.







Fotos nesta postagem: Marta Viana




Nenhum comentário:

Postar um comentário