Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prisão para a Liberdade no APA!







Demonstração técnica do trabalho de Carlos Simioni 


O APA - Ateliê de Pesquisa do Ator acolherá em sua programação a demonstração técnica do trabalho do ator Carlos Simioni que em 2015 celebra 30 anos de fundação do Lume Teatro.

A demonstração técnica aborda a trajetória do ator fundador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Demonstra o percurso de 30 anos das pesquisas do ator junto ao LUME. Carlos Simioni começa a demonstração abordando o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas. Em um segundo momento, Simioni mostra ao público a prisão em que a técnica pode colocar o ator e a impossibilidade de se livrar da técnica e a descoberta desta como trampolim para a transcendência de seu trabalho, chegando ao período de hoje, quando suas pesquisas levam o ator para outro plano de representação e de comunhão com o espectador. Após a demonstração, o ator responderá a perguntas e dúvidas do público.

Arte: Daniel Ferenczi


Carlos Simioni é cofundador do LUME e ator-pesquisador desde 1985. Desde então, elabora, codifica, sistematiza e desenvolve técnicas corpóreas e vocais para o ator não-interpretativo. Também participa como ator pesquisador, desde 1989, no Grupo Internacional Ponte dos Ventos, na Dinamarca, com o qual apresenta três diferentes espetáculos sob a direção de Iben Rasmussen, atriz do Odin Teatret. 
Com o LUME, atua em quatro espetáculos levados para todo o Brasil, assim como Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Estados Unidos, Espanha, França, Dinamarca, Itália, Noruega, Finlândia, Grécia, Bélgica, Escócia, Alemanha, Coreia do Sul, Egito e Israel.
Ainda ministra cursos em várias partes do Brasil e do mundo e orienta atores e grupos de teatro de várias universidades do Brasil e do Exterior.
É tradutor, em parceria com Luis Otávio Burnier e Ricardo Puccetti, dos livros "Além das lhas Flutuantes" de Eugenio Barba e o Dicionário de Antropologia Teatral "A Arte Secreta do Ator" de Eugenio Barba e Nicola Savarese.

Foto: Alessandro Poeta Soave


Carlos Simioni em comunhão com Stéphane Brodt conduzem a pedagogia do APA em 2015, numa parceria inédita que credita 47 anos de pesquisa em artes cênicas, se considerarmos a trajetória de suas companhias, Lume Teatro e Amok Teatro.



Serviço:

Data: 18 de abril de 2015
Hora: 20h
Local: Silo Cultural (Rua D, 30, Vila Dom Pedro I, Paraty)
Entrada franca

Não será permitida a entrada após o início da demonstração.

Realização:


Parceria:














Nenhum comentário:

Postar um comentário